TROCAR PASTILHAS DE TRAVÃO

Mr. AMARAL | MECÂNICO EM ODIVELAS

Trocar as pastilhas de travão e os discos é uma parte muito importante da manutenção do seu veículo. Estes são parte integrante do sistema de travagem submetidos a um grande desgaste, por isso é necessário observá-los periodicamente e substituí-los na altura certa. É a sua segurança e dos restantes ocupantes do veículo que estão em causa.

TROCAR PASTILHAS DE TRAVÃO

O que são as pastilhas de travão?

São dois elementos que ficam alojados dentro das bombas de travão. As pastilhas são forçadas contra os discos para reduzir a velocidade do veículo quando aperta o travão de pé.

Quando é preciso substituir as pastilhas de travão?

Como em qualquer peça de desgaste, depende do tipo de utilização do seu carro se conduz em: cidade, estrada, autoestrada, assim como a intensidade da sua condução. Normalmente, as pastilhas de travão da frente são substituídas a cada 60 mil km e as traseiras a cada 120 mil km.

Como identificar se estão danificadas? 

Se ouvir um “chiar” ao travar ou no painel de instrumentos do veículo se acender o testemunho de desgaste das pastilhas, o melhor será substituí-las de imediato.

O que se vai estragar se não as substituir?

Se deixar que as pastilhas se gastem na sua totalidade, vai danificar os discos de travão e a bomba de travão o que vai tornar a intervenção mais cara.

TROCAR DISCOS DE TRAVÃO

O que são os discos de travão?

São discos, geralmente produzidos em ferro. Quando pisamos o pedal do travão, as pinças de travão apertam-nos para diminuir a velocidade.

Quando é preciso trocar os discos?

Tal como acontece com as pastilhas de travão, depende da utilização e do tipo de condução. Geralmente, o mais correto é trocar os discos a cada duas mudança de pastilhas. No caso dos dianteiros, isto deverá acontecer a cada 120 mil km.

Como saber se os discos de travão estão danificados?

Se, quando travar, sentir uma vibração no pedal e no volante, é porque os discos estão empenados e deverão ser substituídos. Pode provar o seu estado de forma visual: se apontar uma grande diferença de espessura entre a superfície do disco e o rebordo do mesmo, é porque é necessário proceder à sua substituição. Se não trocar atempadamente os discos de travão os discos podem partir e o carro deixa de travar o que pode ser muito perigoso.

Precisa de Trocas as Pastilhas ou os Discos de Travão? Faça a sua Marcação! Contacte-nos o Orçamento é Gratuíto! Aqui!

Gostou do nosso website? Fale com o Ruben!